domingo, 8 de abril de 2012

Material recolhido em lixão vira obra de arte no cenário da novela Avenida Brasil da Rede Globo, Inspirado no aterro sanitário de Gramacho, cenário e casa da personagem Lucinda reúnem vários objetos criativos e feitos manualmente

 (Foto: Avenida Brasil / TV Globo)



Inspirado no aterro sanitário de Gramacho, o lixão de Avenida Brasil reúne matéria prima para quem tem criatividade e inspiração. A locação será palco de muitos conflitos, brigas e relações de amizade e amor. Um misto de sentimentos que também pode ser visto na decoração do cenário.


Enquanto a casa de Nilo (José de Abreu) tem um aspecto pesado, inspirado no jeito rude e nas maldades de seu feitor, do outro lado, o enfeitado lar de Lucinda (Vera Holtz) representa bem o jeito bondoso da mãezona que faz de tudo para alegrar a rotina árdua de suas crianças.

 (Foto: Avenida Brasil / TV Globo)
“Todo o material que está no lixão não é perecível e foi lavado. As casas e favelinhas também foram feitas com material reciclado. Junto com a Marie Salles (figurinista da trama), encomendei peças para a composição do cenário e do figurino. Trabalhamos muito com lata, ferro e pet de todos os tipos. Desde a embalagem de doces a garrafas de plástico. Foi um trabalho muito rico, semelhante ao de uma novela de época”, explica a produtora de arte Ana Maria de Magalhães.


Sempre bem-humorada, Lucinda arruma um jeito de ver a vida de forma colorida e transforma o lixo em obra de arte. Latas, garrafas, tampinhas. Todo material reciclável é reaproveitado pela equipe da produção de arte. Jornais velhos são transformados em uma divertida cortina. O abajur reúne o fundo de latinhas de refrigerante.



(Foto: Avenida Brasil / TV Globo)


Em cada cantinho da casa os objetos ganham um toque especial e se tornam um universo acolhedor para a criançada. Outra peça que chama atenção é a santa feita pelo designer Cristiano Raimundo de Souza. Encomendada para a novela, levou três meses para ficar pronta e foi feita manualmente com uma bandeja, embalagens de desodorante e latas.


“O universo está lírico. Utilizamos muitos materiais produzidos por artistas plásticos que trabalham com materiais do lixão de Gramacho, como flores feitas com ferro. Acho que foi o cenário que mais deu certo. Esse lixão vai dar o que falar”, aposta a produtora de arte.


Clique aqui e veja belas imagens do Lixão de Avenida Brasil.


© Copyright 2012 Globo Comunicações e Participações S.A



Nenhum comentário:

Postar um comentário