domingo, 25 de novembro de 2012

MIT e Harvard oferecem cursos grátis online


Os primeiros cursos vão ser anunciados no Verão e começam no Outono. Qualquer pessoa pode aceder e terá direito a certificado
Uma parceria entre o Massachusetts Institute of Technology(MIT) e a Universidade de Harvard, nos EUA, vai disponibilizar cursos online, gratuitamente e a qualquer pessoa.

Cada uma das duas instituições investirá 30 milhões de dólares (23 milhões de euros) na edX, uma instituição sem fins lucrativos, cujos primeiros cursos serão anunciados no Verão e arrancam no Outono.

A edX adopta a plataforma tecnológica MITx, que este instituto já usava para disponibilizar na Internet várias aulas. Permite o acesso a exames e a aulas em vídeo, fazer trabalhos de grupo e interagir em tempo real com professores.

A plataforma está disponível para qualquer pessoa ou entidade que a queira usar independentemente, mas o MIT e a Universidade de Harvard lançaram o convite para que outras instituições se juntem à edX.

Esta já não é a primeira incursão das duas instituições no ensino online. A par de dezenas de outras universidades em todo o mundo, ambas já disponibilizavam conteúdos no iTunes U, um repositório criado pela Apple para as universidades disponibilizarem gravações das aulas e outro material educativo, que fica gratuitamente acessível a qualquer utilizador (basta descarregar o "software" gratuito do iTunes).

Os alunos que frequentarem com sucesso os cursos da edX terão direito a um certificado, embora as duas instituições frisem que o ensino online “nunca vai substituir o modelo tradicional” de ensino.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário