A contemplação das fotos do livro "Dior, The Legendary Images", editado pela Rizzoli, evidencia o quanto a produção imagética dos anos 1940 aos 1970 influencia a atual, embora a estética antiga seja menos plástica e menos retocada que a de hoje.
As campanhas da Dior assinadas pelos fotógrafos americanos Richard Avedon (1923-2004) e Irving Penn (1917-2009) guardam similaridades com as idealizadas para a grife no século 21 pela dupla de fotógrafos holandeses Inez & Vinoodh e a americana Nan Goldin.
Willy Maywald/Reprodução | ||
Com o 'new look', composto de saia mídi e jaqueta de ombros salientes, Dior mudou a moda |
Em uma das fotos expostas, de 1978, Helmut Newton registrou uma modelo vestida com terno da coleção de alta costura como se ela estivesse caindo de um prédio.
O alemão Peter Lindbergh fez o mesmo em 2008, com a atriz francesa Marion Cotillard na campanha "The Lady Noir Affair", curta-metragem do francês Olivier Dahan feito sob encomenda da Dior. Na campanha, a atriz aparece suspensa na Torre Eiffel.
Norman Parkingson/Reprodução | ||
Modelo usa vestido Mozart, da coleção de 1950 da Christian Dior, em foto de 'Dior, The Legendary Images' |
As "imagens lendárias" do livro revelam a tentativa atual de resgatar o glamour antigo, agora pasteurizado em photoshop, tão importante quanto câmera e olhar. (PD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário