Florie Salnot - Design de produtos
As Jóias Florie Salnot cresceu do tempo gasto com as mulheres do acampamentos de refugiados saharauis da Argélia.
Os princípios - fazer o não-preciosos ganhar valor e desenho econômico a partir de resíduos - poderia ser um modelo para revigorar o declínio e as tradições de artesanato local e proporcionar uma renda pequena e sustentável em áreas de poucos recursos. Garrafas de plástico, que se encontram em torno dos campos como lixo, são um dos poucos recursos disponíveis.
Foi projetado uma técnica para permitir que o saarauis utilizassesm essas garrafas de uma forma muito simples, a fim de fazer peças de joalharia. A técnica utiliza apenas a energia e equipamentos disponíveis no acampamento: areia quente e ferramentas manuais simples (uma faca de pigmento, e uma placa de unhas desenho).
A garrafa de plástico é primeiro pintada e depois cortadas em tiras finas. Depois disso, qualquer tipo de padrão pode ser feita por pregos em posicionamento nos orifícios de uma placa de prego: a tira de plástico é colocado ao redor das unhas e todo o material ficará submerso em areia quente. A tira de plástico reage ao calor e encolhe para ajustar o desenho de unhas, e mantém sua forma quando removido. A peça de joalheria, em seguida, requer alguns passos passado e acessórios para tornar-se acabado. É uma técnica muito simples que, no entanto, tem o poder de fazer o não-preciosas tornaram preciosos.
Esta técnica tem como objetivo ser totalmente sustentável. Ela começa, permitindo que os saarauis para reciclar os recursos disponíveis com um processo de baixa tecnologia, e poderia crescer para que possam gerar renda a partir de seu trabalho e assim tornam-se menos dependente da ajuda humanitária.
Tradução livre: Margareth Meneses
Postado por Royal College Of Art.
Nenhum comentário:
Postar um comentário