quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Semana de Arte Moderna completa 90 anos


Os principais eventos, personagens e obras do movimento que transformou a cultura brasileira





Momento definidor da concepção contemporânea de “cultura brasileira”, quando foram propostas pela primeira vez muitas das ideias ainda correntes sobre a relação do país com a tradição nacional e as influências estrangeiras, o movimento modernista completa este mês nove décadas de seu marco inicial.

Realizada nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro no elegante Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de 1922 reuniu um grupo de jovens artistas contestadores que, com o tempo, se tornaram, eles próprios, clássicos, como os escritores Oswald e Mário de Andrade, os pintores Anita Malfatti e Di Cavalcanti, o músico Heitor Villa-Lobos e o escultor Victor Brecheret, entre outros.

No Prosa & Verso deste sábado, historiadores e críticos discutem o ambiente em que eclodiu a Semana, suas influências e seu legado ainda atual. No site do GLOBO, uma página especial apresenta os principais eventos, personagens e obras do movimento que transformou a cultura brasileira.
De O Globo - 04/02/2012

13 DE FEVEREIRO
Primeira parte: Conferência de Graça Aranha (“A emoção estética na arte moderna”); música de Villa-Lobos, executada por Alfredo Gomes e Lucília Villa-Lobos e pelo Trio Segundo. Abertura da exposição com obras de Antonio Moya, Georg Prsirembel, Haerberg, Brecheret, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, J. Graz, Martins Ribeiro, Zina Aita, Almeida Prado, Ferrignac e Vicente Rego Monteiro.
Segunda parte: Conferência de Ronald de Carvalho (“A pintura e a escultura moderna no Brasil”); Solos de piano com Ernani Braga; apresentação de três danças africanas.

15 DE FEVEREIRO
Primeira parte: Palestra de Menotti del Picchia ilustrada com poesias e trechos de prosa por Oswald de Andrade, Mário de Andrade, entre outros, e dança com Yvonne Daumerie; solos de piano com Guiomar Novaes. Durante o intervalo, palestra no saguão com Mário de Andrade. Ronald de Carvalho lê o poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira. A leitura não foi anunciada na programação oficial, mas causou alvoroço na plateia, entrando para a história da Semana.
Segunda parte: Poesia com Renato Almeida Perennis; canto e piano com Frederico Nascimento Filho e Lucília Villa-Lobos; Quarteto Terceiro (Paulina d’Ambrósio, violino; George Marinuzzi; Orlando Frederico, alto; e Alfredo Gomes, violoncelos).

17 DE FEVEREIRO
Primeira parte: Obras de Villa-Lobos, com Paulina d’Ambrósio, Alfredo Gomes e Lucília Villa-Lobos; Canto e piano com Mário Emma e Lucília Villa-Lobos; “Historietas”, de Ronald de Carvalho; “Sonata Segunda”, com Paulina d’Ambrósio e Frutuoso Vianna.



Veja a matéria completa e a programação da comemoração... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário