quarta-feira, 25 de junho de 2014

JEANS FEITO DE PLÁSTICO

Projeto cria jeans feito de plástico tirado do oceano

Mirela Portugal - EXAME.com

Uma campanha para limpar os oceanos, transformando lixo em jeans, rendeu visibilidade mundial para a marca holandesa de roupas G-Star, no mercado há 25 anos.

A ideia levou prêmio máximo na categoria design de produto no festival Cannes Lions, maior prêmio internacional da publicidade, que aconteceu até sábado (21) na França.

O estilo das peças ganhou assinatura do cantor Pharrel Williams, que além de músico é diretor criativo de uma empresa que fabrica fios e tecidos feitos a partir de garrafas plásticas recicladas, a Bionic Yarn


Divulgação/Dimitrios Kambouris


O processo de fabricação começa com a seleção das garrafas, que são depois moídas e transformadas em fibras. As fibras, na sequencia, são trançadas com poliéster para fazer os fios dos tecidos.


SUJEIRA

Segundo a empresa, das 100 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente, cerca de 10% vão parar nos oceanos. A poluição afeta pássaros, mamíferos e a vida marítima, que morrem pela ingestão ou por emaranhamento no lixo.

Para a G-Star, "o desafio era criar uma coleção de qualidade que parecesse e vestisse tão bem quanto um jeans regular".

Outra preocupação, afirma a empresa em comunicado, não foi apenas criar a coleção, mas torná-la desejável para os consumidores. "A ideia permite que pessoas de todo o mundo possam expressar as suas preocupações para a poluição dos oceanos, vestindo-as".



VEJA O VÍDEO DA CAMPANHA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário