terça-feira, 15 de setembro de 2015

Primeira folha biológica criada em laboratório capaz de gerar oxigênio

           

O projeto Silk Leaf foi desenvolvido por Julian Melchiorri, estudante da faculdade Royal College of Art, Reino Unido. A primeira folha criada em laboratório, não somente faz fotossíntese, ela é capaz de gerar tanto oxigênio quanto uma folha natural. Por outro lado, ela possui as mesmas necessidades de uma folha natural e para que a transformação ocorra é preciso consumir gás carbônico, água e luz.
 
 
Julian-Melchiorri-portrait_dezeen_01_644
 
Melchiorri descobriu que as fibras da seda podem gerar um material que estabiliza os cloroplastos, organelas vegetais responsáveis pela fotossíntese. A folha sintética que criou nada mais é do que cloroplastos envoltos por esta substância, resultando em um produto fino e facilmente manejável, que pode ser aplicado em diversos contextos.
Primeiramente, este é mais um projeto capaz de viabilizar a produção de oxigênio em climas inóspitos como ambientes espaciais (mais uma ferramenta em prol de futuras viagens para onde não haja oxigênio). Um outro fator é que essas folhas também podem ser utilizadas em fachadas de prédios e sistemas de ventilação para criar um clima mais oxigenado, ou simplesmente serem utilizadas em luminárias, sendo abastecidas com luz pela própria lâmpada da luminária e assim gerando mais oxigênio para os ambientes.
Vamos esperar que essa invenção venha para o bem e não seja utilizada como desculpas para agravar nossos problemas ambientais.
 
 
Silk-Leaf-by-Julian-Melchiorri_dezeen_01_644
Folha criada por Julian Melchiorri
 
 
Silk-Leaf-by-Julian-Melchiorri_dezeen_05_644Cloroplastos
 
 
Silk-Leaf-by-Julian-Melchiorri_dezeen_02_644Cloroplastos suspensos na proteína da seda
 
 
Silk-Leaf-by-Julian-Melchiorri_dezeen_04_644
 
 
Silk-Leaf-by-Julian-Melchiorri_dezeen_07_644Visualização de filtros fotossintéticos para edifícios
 
 
Silk-Leaf-by-Julian-Melchiorri_dezeen_06_644Visualização de uma fachada fotossintética
 
 
Silk-Leaf-by-Julian-Melchiorri_dezeen_03_644Lampadas utilizando as folhas
 
 
 



Fonte: Somos Verdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário