quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Prototipagem de Joias em 3D

A impressão 3D surgiu em 1984 e foi inventada por Chuck Hull no norte da Califórnia e ele se utilizou da estereolitografia, essa técnica foi percursora de uma revolução que essa tecnologia iria fazer em todo o mundo.
Trata-se de uma revolução por que pela primeira vez os projetos agora podem ser desenvolvidos de forma tridimensional, sendo possível a criação de qualquer projeto imaginado não havendo limites para a execução. Depois do projeto pronto ele é enviado a impressora para que lá seja feito a definição de espessura e dimensões do objeto a ser impresso.

Para que serve a prototipagem rápida ou impressão 3D?

 

A impressão 3D deu origem ao termo prototipagem rápida, através da tecnologia de impressão 3D a prototipagem evoluiu e pode ser feita em larga escala.



A Prototipagem de Joias em 3D é o mais alto padrão de tecnologia para o mercado joalheiro. Podendo produzir peças que jamais poderiam ser produzidas sem essa tecnologia. É possível também ter uma noção maior do projeto antes de ser executado, através das visualizações previas tridimensionais.

O que é prototipagem rapida ou impressao 3D?

A Prototipagem rápida 3D ou Impressão 3D, é um processo que trabalha com cerca de 70% a mais da velocidade dos métodos tradicionais, com condições de executar projetos únicos que jamais poderiam ser feitos por mãos humanas, a prototipagem rápida e a evolução dos processos de execução de projetos.

Vantagens da prototipagem rapida de joias 3D

  • Com a prototipagem 3D você garante uma economia de tempo na execução dos projetos.
  • Aproveitamento total dos materiais nobres com cem por cento de aproveitamento.
  • A qualidade insuperável dos projetos executados.
  • Agilidade, qualidade e melhor custo benefício.
 
prototipagem rapida joias
                                                                                                     

                        

Modelagem por Fusão (FDM)


A modelagem por fusão age de forma relativamente simples, a impressora trabalha com material base de filamento plástico.
  • A impressora 3D possui um bico injetor que aquece e puxa o filamento plástico.
  • Como o material agora está derretido ele é depositado em camadas em uma plataforma.
  • A plataforma desce dando espaço para que novas camadas sejam criadas.
  • Esse mecanismo serve para criação de protótipos e até mesmo peças finais.        
                                                                                   
O Material utilizado varia entre plástico, partículas ou até mesmo metal. Esse processo ocorre de forma rápida pois os projetos vem de um arquivo CAD 3D que é transferida para a impressora que através disso constrói as peças em uma tridimensionalidade se utilizando de um laser de sinterização seletiva e todo o processo ocorre na construção de camada por camada.

Processo completo de um protótipo

Molde

Para a replicação da peça ou produção em larga escala, a peça necessita de um molde que é feito de borracha liquida que depois é endurecida, o molde então é cortado para remoção do protótipo.

Injeção em cera no molde

Cravação

Esse é o momento em que as peças serão cravadas na cera, no processo tradicional as peças deviam ser cravadas diretamente no metal o que encarecia o processo, havia uma necessidade de uso de grifas maiores o que gerava desperdício de material.

Fundição/Usinagem

As peças em cera são soldadas em um tronco central, na qual ira fluir o metal aquecido durante o processo de fundição.

Acabamento

O acabamento é feito com uma solda elétrica para não danificar as partes soltas da peça que serão convertidas em uma só e também para não danificar a cravação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário