quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Piauí da gema: Maior jazida de opala fica em Pedro 2º





A opala, pedra preciosa conhecida por produzir lampejos das sete cores do arco-íris, tem sua maior jazida brasileira na cidade piauiense de Pedro 2º.

Encontrada também em países como Austrália, México, Honduras, Estados Unidos, Eslováquia, Polônia e Hungria, a gema já foi até símbolo de azar --e, sempre, teve status variado na história das civilizações.
Para os romanos, a opala era símbolo de pureza e de esperança. Já os árabes acreditavam que essas pedras de brilho discreto caíam do céu nos flashes dos relâmpagos e assim adquiriam sua coloração. Na época medieval, a pedra era usada contra doenças nos olhos. Nos tempos atuais, supersticiosos atribuíram à pedra uma influência maléfica.
O Ministério da Ciência e Tecnologia pesquisa atualmente que condições de Pedro 2º favoreceram a formação da opala. Na região, uma pedra de boa qualidade --o que depende da quantidade e intensidade do seu jogo de cores-- custa cerca de R$ 200 por grama, quando comprada diretamente do garimpeiro. Vendida na Europa, a pedra custa até 10 vezes mais.


A designer Silvia Furmanovich as utilizam na criação de jóias únicas e exclusivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário