Recarregar celular? Dar a volta ao mundo? Fazer propaganda? Dá pra fazer tudo isso e várias outras coisas com tecnologias que utilizam energia solar. Selecionamos alguns exemplos de invenções que, mesmo inusitadas, trazem ao público propostas diferentes de consumo de energia e usam aquilo que recebemos todos os dias, de graça: o sol.
Bonsai tecnológico
A ideia é da designer francesa Vivien Muller. No lugar das folhas, a árvore tem 27 pequenos painéis fotovoltaicos e uma altura de aproximadamente 40 cm e é usada para recarregar celulares. A energia é acumulada em uma bateria que fica na parte de baixo (“as raízes”). A invenção custa 299 euros e pode ser adquirida pelo site oficial.
Outdoor sustentável
Após dois anos de estudos, estudantes da Califórnia criaram a Casa CHIP (Compact Hyper-Insulated Prototype), construída com material pré-fabricado. Toda a eletricidade do local é fornecida com energia solar. O projeto participou de uma competição do departamento de energia solar dos EUA.
Relembre algumas invenções sobre as quais já falamos aqui no Ideias Verdes
O protótipo foi criado pela Mitsubishi Chemical e a ideia é que seja aplicado como uma pintura em superfícies de prédios e veículos. A aplicação mais efetiva é em superfícies curvas ou redondas, como chaminés. A “placa solar” formada com o spray fica com menos de 1 mm de espessura e pesa menos de um décimo de painéis solares cristalinos do mesmo tamanho.
Chamado PlanetSolar, foi construído na Alemanha em 1 ano e 2 meses. Os painéis solares podem chegar a ocupar um total de 537 metros quadrados, pois alguns são removíveis. Com a bateria usada para armazenar energia, é possível navegar sem insolação direta. Atualmente o barco faz uma “volta ao mundo” (com previsão de término em 2012), com paradas em algumas cidades do mundo. A proposta é apresentar uma programação com visitas ao barco e informações sobre os processos e a tecnologia usada, além de apresentações e palestras para grupos específicos e autoridades locais.
Estudantes da Sérvia criaram o primeiro carregador de telefone celular público movido a energia solar do mundo, chamado de Strawberry Tree (árvore de morango). Após três anos de estudos, chegaram ao equipamento, que tem capacidade de armazenar energia suficiente para um mês de uso. O tempo médio para carregar um aparelho varia de 10 a 15 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário